Gestão de Trabalhadores Remotos, Como Maximizar a Produtividade?

Os avanços na tecnologia empresarial tornaram possível trabalhar a partir de outros locais que não o escritório. À medida que tanto os trabalhadores como os gestores navegam nestas novas capacidades de trabalho à distância, têm surgido benefícios e desafios. Um dos maiores desafios tem provado ser a forma de gerir estes trabalhadores à distância.

Gerir trabalhadores à distância pode parecer um desafio completamente diferente do que gerir aqueles com quem se trabalha em estreita proximidade física. Muitas vezes, as coisas que funcionam num escritório não se traduzem totalmente para os trabalhadores à distância. Felizmente, isto não é um beco e há diferentes passos que pode dar para melhorar a gestão dos trabalhadores à distância, para serem produtivos e, mais importante ainda, para se sentirem envolvidos com o resto da equipa.

Aqui estão algumas dicas para a gestão de empregados remotos

Dica #1: Definir Expectativas Claras

Estabelecer expectativas e abrir um diálogo constante em torno de objectivos e prazos para permanecer na mesma página. Tentar padronizar os prazos tanto para os trabalhadores remotos como para os membros da equipa no escritório. Só porque os trabalhadores à distância não têm tempo de deslocação todos os dias não significa que tenham de dedicar essa hora extra ou assim, à conclusão das tarefas de trabalho. Encoraje os trabalhadores à distância a definir ‘horas de trabalho’, incluindo um tempo de arranque e paragem difíceis. Desta forma, existirão limites entre quando estão a trabalhar ou quando não estão disponíveis.
Gestão de Trabalhadores Remotos

Leia sobre os maleficios de não saber delegar.

Dica #2: Providencie uma Tecnologia Fiável

Se os seus empregados remotos não conseguem descarregar ficheiros, têm um orador partido nos auscultadores, ou recebem regularmente convites para uma reunião para um fuso horário diferente, não conseguiram resolver os aspectos básicos. Inicialmente, invista em tecnologia e ferramentas fiáveis para tornar a colaboração possível e simples, e depois desenvolva processos uniformes para utilizar essas ferramentas.

Dica #3: Incentivar a Construção de Relacionamentos

Empatizem e mostrem apreço pela vida dos vossos empregados perguntando sobre as suas famílias, hobbies e crenças. Se faz parte da gerência, verifique frequentemente com os seus empregados remotos utilizando ferramentas e práticas de colaboração de comunicação unificada, tais como documentos e folhas de cálculo partilhados, chamadas telefónicas, mensagens instantâneas e chat por vídeo para criar um sentimento pessoal. Indique visivelmente que apoia o seu sucesso oferecendo a sua ajuda ou conselhos para atingir objectivos em vez de verificar o progresso diário ou os números.

Dica #4: Utilizar Videoconferência

Como metade da comunicação humana é não verbal, não poder ver alguém com quem se conversa pode ser difícil e confuso. Para evitar esta confusão com empregados remotos, utilize o máximo possível a videoconferência. Ser capaz de ler as indicações visuais que a sua contraparte dá, dar-lhe-á uma melhor compreensão do que eles pensam realmente ou a sentir.

Dica #5: Foco em Objectivos em vez de Actividade

É importante gerir as expectativas e concentrar-se nos objectivos ao lidar com a sua força de trabalho remota. Tente não se preocupar tanto com o que está a ser feito, concentre-se antes no que está a ser realizado. Se a sua equipa está a cumprir os seus objectivos, ótimo, mas se não o faz, examine melhor a situação e avalie o que precisa de mudar.

Dica #6: Utilizar GIFs Animados e Emojis

Como mencionado anteriormente, uma grande percentagem da comunicação é não-verbal, e por isso é muitas vezes difícil para as palavras só por si transmitir a sua mensagem completa. Especialmente em situações de trabalho, as palavras podem ser tão agressivas ou não tão impactantes como se pretendia. Para ajudar a transmitir melhor o significado, encontre um gif para enviar juntamente com a sua mensagem, ou inclua emoticons ao longo da sua mensagem.

Siga estas dicas para ajudar os seus empregados remotos a sentirem-se incluídos e confiantes nos seus objectivos e tarefas em mãos. Quando os seus gestores souberem como lidar adequadamente com os trabalhadores à distância, os seus empregados também se sentirão melhor. Isto resultará no bom funcionamento do seu negócio e na sua luta pelo sucesso.

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